
GINCANA DA ÁGUA









A Gincana
O Dia Mundial da Água, criado pela ONU em 1992 e celebrado em 22 de março de cada ano, tem como objetivo alertar a população mundial sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Como ente voltado para a gestão da água (harmonizando sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social), a Adasa tem promovido atividades que sensibilizem a população para um uso cada vez mais racional/consciente deste recurso natural, para a corresponsabilidade nos esforços de preservação dos ecossistemas que a suportam e para a tarefa educativa de formar as novas gerações dentro de uma consciência ambiental que enxerga a água não como um bem econômico mas um elemento vital de todos os organismos.
Como uma de suas estratégias para atingir as metas acima mencionadas, a Adasa promoverá a Gincana do Mês da Água, voltada para o público estudantil (das séries finais do nível Fundamental) das Redes pública e particular de Ensino, que ocupará as Escolas por duas (2) semanas de preparação de tarefas – artísticas, comunitárias e pedagógicas – com foco na água.
A ação tem o objetivo de destacar a importância da água no cotidiano da população, reafirmar o papel da Adasa como incentivadora da sustentabilidade dos recursos naturais e de desenvolver atividades pedagógicas socioambientais, na qual, toda a escola esteja envolvida nas atividades da gincana, e assim, haja uma maior interação da comunidade escolar.
Regulamento
1
As inscrições na Gincana do Mês da Água, promovida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF, estará limitada às 30 primeiras escolas que acessarem o site da Adasa (www.adasa.gov.br) e preencherem o formulário de Inscrição. Na ocasião, a Escola deverá anexar ao Formulário os Termos de autorização de uso de imagem relativo às tarefas da Gincana
2
As Escolas participarão com uma (1) equipe constituída por estudantes das várias séries (do 5º ao 9º ano) e com um(a) professor(a) como líder. Na execução das variadas tarefas, a Escola poderá convidar outras pessoas da comunidade interna e externa à escola, contudo o produto final (em especial as tarefas que serão enviadas por vídeo) deverá sempre apresentar os integrantes da equipe.
3
As tarefas de 1 a 5 serão pontuadas, por uma equipe interna da Adasa, numa escala de 1 a 5, sendo atribuído menção zero (0) à Escola que não entregar a tarefa na data estipulada. Em caso de empate entre escolas ao final da avaliação pela equipe da COPE, a Tarefa 2 será utilizada para desempatar por intermédio de uma votação (maior número de curtidas) da fotografia num prazo de três dias corridos a partir da publicação da foto no Instagram da Adasa.
Cronograma

Atividades
TAREFA 1 – Elaboração de uma Atividade sensorial com água por professor(a) da Escola que explore a dinâmica da água na Natureza (precipitação, evaporação, infiltração, vazão…). A atividade deve privilegiar o emprego de materiais naturais, preparada para o ar livre (apresentar a tarefa em vídeo de até 8min).
Critérios:
1 – Significância para o desenvolvimento da consciência ecológica;
2 - Estímulo à curiosidade;
3 – Contextualidade;
4 – Criatividade.
TAREFA 2 – Realizar uma fotografia em um corpo d’água* (solicitamos que a atividade seja realizada pelo(a) aluno(a)) que capture um instante de beleza cênica, da vida animal ou da conexão homem-natureza.
*Lagoas, rios, ribeirões, riachos…
Critérios:
1 – Criatividade;
2 – Singularidade da cena;
3 – Qualidade técnica (enquadramento, foco…).
TAREFA 3 – A equipe deverá produzir uma “reportagem” sobre o tema “o mal uso da água” (desperdício, contaminação da água entre outros) no ambiente escolar ou no entorno dela. A reportagem deve ter duração máxima de 5min, com tomada de cenas do cotidiano e/ou locais em que ocorra o problema, incluindo uma entrevista (moradores ou pesquisadores ou funcionários do serviço público relacionado à questão) e um conteúdo que apresente as consequências e o desrespeito à Legislação ambiental.
OBS: A filmagem deverá ser feita com o aparelho celular na posição horizontal.
Critérios:
1 – Roteiro do vídeo (envolve a criatividade dos takes propostos);
2 – Conteúdo da matéria (envolve trazer informações alinhadas ao tema);
3 – Imagens (envolve a variedade de cenários).
TAREFA 4 – Produção de uma obra de arte (escultura, figura ou imagem) com o lixo recolhido nas imediações do Lago (se o deslocamento até lá for complicado, pode ser substituído pelo lixo recolhido nas imediações da escola, que pode comprometer o escoamento da água pelo sistema de drenagem urbana) que transmita um alerta sobre os danos ambientais.
Critérios:
1 – Criatividade;
2 – Originalidade da ideia;
3 – Mensagem da obra.
TAREFA 5 – Produzir uma maquete que mostre uma ação humana que cause danos à qualidade e à quantidade da água no Lago Paranoá ou noutro reservatório de água do Distrito Federal (enfatizar a importância das águas subterrâneas no Ciclo Hidrológico). Enviar um vídeo (duração de até 5 min) do(a) aluno (a) explicando sobre o problema retratado na maquete.
Critérios:
1- Criatividade;
2 – Beleza artística;
3 – Pertinência da problemática;
4 – Domínio na exposição.
No caso de empate, a Equipe COPE levará em consideração os seguintes pontos: (1) a escola enviou todas as atividades; (2) votação da fotografia (Tarefa 2) no Instagram da Adasa.
Envio de Atividades
Premiação

Formulário de Inscrição
Inscrições Encerradas
Entre em Contato
Email: wendel.lopes@adasa.df.gov.br
Telefone: 3961-5041